segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Protestos estudantis?! Escolas fechando?! Presídios abrindo? Sério!



A repressão da liberdade alheia, vinda de pessoas que nem te conhecem: isso foi o que eu pude vivenciar nesse dia 30/11.


Vamos de início, logo de manhã vi no jornal, por acaso, que tinha PROTESTO na Av. Faria Lima com a Cardeal, eu já tinha uma opinião formada sobre isso, e pelo jeito ela se intensificou...

Peguei meu ônibus de costume, não consegui chegar nem no 1º ponto seguinte, demorei 30 minutos pensando que pelo menos fluiria um trânsito lento mas eu chegaria lá uma hora.. Não aconteceu! Eu desci e fui andando, nenhum ônibos pode sair da Cardeal por pelo menos 2 horas...

Chegamos à faculdade atrasados, mas muita gente que mora longe não conseguiu...Chegamos aonde eu queria, o ponto é: a privação do direito comum de todos nós pode ser reprimida por outras causas que reinvidicam direitos também? No meu ver, a resposta é não, penso que a liberdade e responsabilidade de todos nós não deve ser abatida por um bem que nós estamos também a favor, mas não podemos ser impedidos por ''protestos'' que tomam o espaço que é de ir e vir.


O tal protesto é tão insignificante pro governo e principalmente o governador de Sp que o público atingido foi o de pessoas que tinham compromissos e realidades paralelas ao fato. Ou seja, todos sairam de suas casas e muitos perderam o dia de empregos, trabalhos, faculdades etc. para serem submetidos ''sem permissão'' à um evento que não fazia parte de suas vidas, mas da sociedade como um todo.


Vamos analisar agora o outro lado, o dos jovens estudantes que a grande maioria estão bagunçando no protesto e não levam à sério o tamanho do ato que causam pra pessoas iguais as mães, pais e irmãos deles.
  •  1º bloquear vias públicas não é solução, não é protesto ou reivindicação, para mim isso não passa de uma chamada de atenção social para algo que não é resolvido pelos sujeitos da sociedade e sim do governo, do Estado. Esse fato não é culpa das pessoas que os protestantes inpedem de ir e vir, é culpa de um sujeito e de um bocado de outros que teem título de governadores e servidores do Estado.
  •  2º Falar de mim mesma é meio inútil, mas vejamos isso como apenas um detalhe da história, do porquê eu acho tudo isso dos estudantes : Eu já fui estudante assim como eles e você, mas eu não imagino que ser estudante é o princípio da educação, eu penso que há pessoas que receberam muita ''educação'' em forma de pedagogia e não são nem um pouco educadas de ser humano para outro ser humano, e pessoas que tiveram uma bosta de escola e ensino (como eu) e que são educadas e inteligentes, ( eu não sou tão inteligente assim..). Isso significa que todos somos diferentes por conta de contexto mas como humanos somos iguais, temos que ver o quanto os outros são diferentes e não atrapalhar ou privar as pessoas do que todos queremos, que é a liberdade para viver, para ser.

O ônibus no qual eu peguei pra voltar demorou 30 minutos para sair do lugar e quando conseguiu passar do protesto eu fiquei vendo o quão as pessoas não são conscientes sobre a vida em si, sobre o quanto o que elas fazem afetam as pessoas, no ponto seguinte várias senhoras que pareciam ser mães e trabalhadoras estavam falando de sua realidade de como foram atingidas por um protesto banal, e que se chegassem ao trabalho na hora em que deveriam estar saindo ia ser um atraso para si. 

Eu tive na minha vida escolar uma péssima carreira de escola, por problemas próprios e coletivos eu via que a grande maioria vai pra escola porque o Estado diz que é obrigatório e talvez os pais também acham que isso é ''aprender e ser educado'' mas quem já viveu na escola ( não estou separando nem escola pública de particular) sabe o quanto é grave a situação. Eu vivi em uma escola em que as pessoas iam para se drogar, se prostituir e vender entorpecentes, além de brigar... eu sobrevivi ao fato e me formei do 3º grau ano passado, Graças a Deus! hahahahah

Sinceramente, eu não tenho o mínimo de dó desses estudantes, porque eu pude me superar e hoje estou aqui... Eles não puderam, pq como eu disse todos somos diferentes, mas como pode a pessoa se submeter e não ter consciência de si e nem de todo o ato que ela está se impondo? Eu passo sempre na frente dessa escola em que estudei e que havia tudo isso que falei acima, e os caras que terminaram o ensino lá à 3 anos ocuparam e estão pedindo comida e suprimentos básicos...eu penso por que eles estão fazendo tudo isso mesmo? Para fisicamente haver uma escola e internamente em cada um não haver um mínimo de educação, que seja dada em casa ou pela própria escola? Do que adianta? 

É melhor ter mais escolas o ter um melhor ensino? Por que nunca fizeram isso antes, e reinvidicaram um sistema todo novo? De um professor de sociologia da faculdade eu ouvi: ''Reinvidicação e protesto só é válido quando está se arriscando algo'', qual risco eles estão perdendo além de nunca terem se inconformado com a precariedade de ensino e não de fechamento de escolas? Ir com a maré é algo explícito, é bobeiras de alguns que fazem a vida de outros serem corrompidas, e haver injustiças...

E ainda teem a cara de dizer que se não houver escolas haverá mais presídios...Mas eu penso que nunca houve tal instituição possível de evitar tal sujeição ao presídio, ou seja, sempre haverá presídios e aumentará a cada ano se cada um não se ver ''livre'' porém com a lei sobre a cabeça e a sociedade em seu redor, devemos nos reavaliar e resignificar o sistema inteiro porque é a partir da escola que a pessoa recebe base de instrução para finalmente se ver e refletir diante do mundo que está aà sua frente...Eu Queria  que o ensino realmente melhorasse como um todo mas pelo visto não está nem perto do que ( não eu penso) mas que seria beneficiário á todos nós e futuros indivíduos da sociedade.
(Lembre-se essa é a MINHA opinião!)

O que você pensa sobre o assunto?
Vamos conversar sobre isso? Comente! 
Obrigada por ter lido e até mais! ~(˘▾˘~)

Nenhum comentário:

Postar um comentário